Fisioterapia Traumatortopédica
A fisioterapia traumatortopédica é especializada na reabilitação de lesões e condições ortopédicas, como fraturas, entorses e distensões. Através de técnicas de exercícios, alongamentos e tratamentos específicos, ela visa restaurar a função, aliviar a dor e promover a recuperação completa, ajudando os pacientes a voltar às suas atividades normais com segurança.
Fisioterapia Ortopédica
Uma das mais procuradas e conhecidas áreas da fisioterapia, a fisioterapia ortopédica é a especialidade responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas e patologias que ocorrem sobretudo nos ossos e na musculatura, oferecendo um amplo leque de possibilidades de tratamentos das mais diversas disfunções relacionadas.
Essa ramo da fisioterapia consegue detectar precocemente e tratar problemas musculares, ligamentares ou posturais que possam comprometer a saúde e mobilidade dos pacientes em um futuro próximo.
A fisioterapia ortopédica trata de lesões e disfunções osteomiarticulares, problemas ocasionados por LER (lesões de esforço repetitivo), dores localizadas (muito recorrentes nos dias de hoje), tendinite, bursite, hérnia de disco, lombalgia, fraturas, cirurgias (como as de joelho, ombros e tornozelo, por exemplo), traumas ligamentares, entre tantas outras possibilidades.
No caso de lesões que não podem ser prevenidas, sobretudo aquelas comuns durante a prática de esportes, afazeres domésticos ou durante os trabalhos diários, a meta da fisioterapia é fazer o paciente retomar o seu ritmo normal, restabelecendo movimentos e amenizando suas dores. Outro ponto importante na fisioterapia ortopédica é o fortalecimento dos músculos assim protegendo e prevenindo futuras lesões aos pacientes.
Fisioterapia Traumatológica
Trauma ortopédico ocorre pós acidentes automobilísticos, quedas, acidentes esportivos e alterações artríticas. Seja qual for a patologia, lesões ortopédicas exigem experiência para aconselhar o cliente sobre as questões de mobilidade, exercício adequado e específico. É necessário fortalecer, alongar, e estabilizar o músculo afetado.
Os programas terapêuticos incluem o fortalecimento e alongamento por meio de exercício, otreinamento funcional para caminhadas ou atividades de vida diária, piscina terapêutica, terapia manual para a mobilização articular, equilíbrio reciclagem e recondicionamento aeróbio.
Fisioterapeutas são sempre promovedores e incentivadores dos cuidados à saúde e para ajudar a guias através do processo de reabilitação para que possa retornar à sua vida normal o mais rapidamente possível.